Obra: Tapuia, Albert Eckhout |
Acredite-me, meu caro, não há guerreiros mais fortes
do que a paciência e o tempo.
Liev Tolstoi
Compartilhado da página da amiga
Lev Nikolayevich Tolstoi, (nascido em Yasnaya Polyana, a 9 de setembro de 1828, morreu em Astapovo, a 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo.
Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.
Junto a Dostoiévski, Turgueniev, Gorki e Tchecov, Tolstoi foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.
Albert Eckhout nasceu na cidade de Groningen, em 1610 e morreu em 1666 na mesma cidade. Foi um pintor, desenhista, artista plástico e botânico holandês. É autor de pinturas do Brasil holandês envolvendo a população, os indígenas e paisagens da região Nordeste do Brasil. Viajou também por outras regiões da América após o que retornou à Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário